Fórmula molecular:
C29H50O2
DCB/DCI:
08717
Denominação botânica:
Não Aplicável
Propriedades:
A Vitamina E (Tocoferol), é umas das principais Vitaminas para nutrição. O tocoferol auxilia na inibição de formação dos radicais livres, hidratantes quando uso tópico e possui efeito nocivo sobre os lipídeos da membrana celular e os outros componentes celulares, incluído DNA. A Vitamina E protege os eritrócitos, evitando que sofram hemodiálise e também pode agir como co-fator em alguns sistemas enzimáticos.
A Absorção da vitamina E, varia de 20% a 80%, no trato gastrintestinal. No sangue, une-se a beta lipoproteínas e há armazenamento em todos os tecidos, principalmente no adiposo. O metabolismo é hepático e é eliminado pelas vias biliar e renal.
Tem-se observado que a administração de tocoferol em indivíduos fumantes provoca melhora e respostas benéficas ao inibir os fenômenos de peroxidação eritrocitários, dos quais resulta um retardo no envelhecimento mitocondrial com uma melhora na produção de ATP dependente do oxigênio. O efeito antioxidante previne a formação e ação dos carcinógenos químicos.
aplicações
Indicações:
Prevenção e tratamento de estados carenciais de vitamina E. Prevenção do envelhecimento celular. Tratamento de estados carências de vitamina E, Antioxidante, Hidratação da Pele de dentro para fora e Umectante
Posologia:
Adultos: prevenção da deficiência: oral, 30UI/dia. Deficiência: 60U a 75U/dia. Doses pediátricas: 1U/kg/dia. Como antioxidante: segundo o critério do médico e o quadro clínico, em geral, se aceita uma dose média de 400 a 2.000mg/dia.
É usado na faixa de 100- 800mg ao dia para o tratamento e prevenção dos estados de sua deficiência e como captador de radicais livres principalmente quando a produção destes está aumentada as necessidades nutricionais humanas são de 3 a 20mg ao dia
Uso tópico: 0,1 a 2,0%
Via de administração:
Oral e tópico
Reações adversas:
Com doses maiores do que 400u/dia a 800U/dia durante períodos prolongados: visão turva, diarréia, tonturas, cefaleia, náuseas, cansaço ou debilidade severa. As doses mais elevadas (mais de 800U/dia) têm sido associadas com maior incidência de hemorragia em pacientes com deficiência de vitamina K.
Interações medicamentosas:
Os antiácidos (hidróxido de alumínio) podem precipitar os ácidos biliares no intestino delgado e assim diminuir a absorção de vitaminas lipossolúveis. Não utilizar anticoagulantes com grandes doses de tocoferol, pela possibilidade de ocorrer hipoprotrombinemia. A colestiramina e o óleo mineral podem interferir na absorção da vitamina E. O tocoferol pode facilitar a absorção, armazenamento e utilização da vitamina A
Referências Bibliográficas:
Dermo Manipulações, em Arquivos- Vitamina E. Abr/2007
Purifarma, em Arquivos- Vitamina E 01/2020