descrição
A hortelã-pimenta (Mentha piperita) é originária da região mediterrânea na Europa. Seu nome científico, “mentha“, vem da mitologia grega. É a história da ninfa Menta e do deus Hades (também conhecido como Plutão), o Deus da Riqueza.
Mentha era amante de Hades, ela falava para todos do reinado que seria a esposa oficial, tomando o lugar da rainha Perséfone, que era a deusa das ervas, flores, frutos e perfumes.
Quando a rainha Perséfone soube da traição, enfurecida esmagou Mentha contra o chão. Ao ver a atrocidade do ato, Plutão com sua compaixão a transformou numa erva para que pudesse sentir o cheiro dela todos os dias. A palavra latina “piperita” foi acrescentada em alusão ao seu sabor fresco e apimentado.
Este óleo é 100% puro, ou seja, é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.
Nome científico
Mentha piperita
Parte utilizada da planta
Folhas.
O óleo essencial vem da parte aérea da planta (tudo o que cresce acima do solo). Quando a hortelã-pimenta está pronta para ser colhida, é cortada rente ao solo e depois deixada no campo por alguns dias para secar. Depois, é picada antes da destilação. Aproximadamente 450g de folhas de hortelã-pimenta produzem um frasco de 15 mL.
Tipo de Extração
Assim como na maioria dos óleos essenciais, o tipo de extração é pela destilação a vapor. Ficou tipo: “Oi?”. É fácil: consiste em submeter folhas da hortelã pimenta à ação do vapor d'água e, assim, o óleo com as substâncias terapêuticas da planta vai se soltando. O que chega até a sua casa é nada mais, nada menos que o essencial (pegou a referência? :D). Não é mágica, é destilação
Para você compreender a grandiosidade de benefícios que você terá ao utilizar o óleo essencial de hortelã pimenta, um icônico escritor chamado Walafrid Strabo dizia: “Se alguém for capaz de relacionar todas as propriedades da menta (Hortelã), sem dúvida saberá também quantos peixes nadam no oceano Índico.” A partir daí você já compreendeu que não estamos falando só de uma “folhinha com gosto picante”, não é?
Desde os tempos mais antigos, por volta do ano 1000 a.C., os povos já conheciam o valor que a hortelã tinha. Não à toa, a planta era utilizada como moeda de troca para várias relações comerciais. Apesar disso, demorou-se um tempo até que a hortelã pimenta fosse produzida em escala para a fabricação de óleos essenciais. Foi em 1855 que se descobriu que a região noroeste da Costa do Pacífico dos EUA tem o clima ideal para o cultivo da hortelã-pimenta, por causa da quantidade elevada e constante de chuvas, todos os anos. Isso contribui para um alto teor de mentol, que confere à hortelã-pimenta seu aroma e sabor mentolados. A partir daí a produção do óleo da planta disparou.
![]()
Dá uma olhadinha:
Uma coisa importante é que os óleos essenciais são sensíveis à radiação ultravioleta (UV) que vem da luz do Sol. Então, para preservar todas as propriedades terapêuticas da copaíba, guarde o frasco em uma caixinha ambiente longe da exposição da luz. Você pode também deixá-la na geladeira para melhorar a preservação.
Se liga nas propriedades incríveis deste óleo:
Melhora a circulação sanguínea, fazendo com que mais oxigênio chegue aos tecidos;
Antioxidante, reduzindo o envelhecimento das células;
Tônico do sistema respiratório e sistema digestivo
Antiespasmódico, diminuindo dores estomacais e cólicas;
Efeito antisséptico que faz uma limpeza no organismo;
Indicado para dores musculares, enjoos, enxaquecas, dores de cabeça;
“Refresca” a mente, dando clareza para os pensamentos e reduzindo o estresse;
Estimulante eficaz, dando brilho e alegria para a vida;
Tira o peso de pensamentos estressantes sobre problemas que tiram o sono, amenizando a carga emocional envolvida;
Tranquiliza traumas e auxilia a desbloquear situações que impedem de avançar.
![]()
#DicaDivina®:
experimente pingar 2 gotas do óleo essencial de hortelã pimenta nas mãos, friccionar e respirar profundamente com as mãos próximos ao nariz. Após essa inalação, passe as mãos sobre a nuca. A sensação refrescante desse gesto é indescritível, é uma verdadeira experiência sensorial.
Alecrim, Benjoim, Cedro, Cipreste, Lavanda, Mandarina, Manjerona, Pinho.
Gestantes (pode causar relaxamento no útero, causando problemas para a gravidez);
Uso de homeopáticos (este óleo é considerado antídoto às homeopatias);
Crianças com menos de 7 anos.
Amamentação (este óleo possui ação anti-galactagoga, ou seja, corta o leite);
Divina® recomenda:
![]()
Evite usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois volte a fazer o uso.
Cuidado para não usar os óleos essenciais puros sobre a pele. Antes de utilizar um óleo essencial sobre a pele, mesmo que diluído, realize o teste de sensibilidade. Aplique de 1 a 2 gotas da substância na parte interna do antebraço, e espere alguns minutos. Caso ocorra qualquer processo de sensibilização ou vermelhidão, lave a região em água corrente e suspenda o uso do produto.
![]()
Não deixe o óleo essencial em um lugar de fácil acesso para as crianças, porque elas podem fazer uso indevido da substância (sabe como é, né?).
Você pode usar o óleo essencial de hortelã pimenta de várias formas: com óleo vegetal (só não use o óleo mineral e seus derivados, porque eles prejudicam a absorção dos óleos essenciais); argila medicinal; creme base neutro; gel de aloe vera; aromatizador pessoal e/ou difusor de aromas para o ambiente.
Se liga nisso: a OMS desaconselha o uso de óleos essenciais via oral, porque quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Como nesse tipo de administração os óleos podem promover efeitos adversos.
Vem ver as doses:
![]()
Aromatizador:
de 6 a 15 gotas em difusor de ambiente. De 1 a 2 gotas em colar aromatizador pessoal. De 3% a 5% em solução para borrifador (para cada 100ml de base, utilize de 66 a 120 gotas de óleo essencial);
![]()
Banhos:
dilua de 12 a 20 gotas de óleo essencial em um copo com sabão líquido neutro, mel, óleo vegetal, vinagre orgânico de maçã ou shampoo. Misture e adicione na banheira;
Escalda-pés:
use de 3 a 12 gotas na água, utilizando do mesmo processo de diluição em carreador, caso algum óleo possua ativos cáusticos.
![]()
Compressa:
05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
Inalação:
02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
![]()
Massagem:
04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal; de 3% a 5% de diluição;
Cosmético:
de 0,5% até 3% de diluição em base creme, gel ou óleo vegetal (Para cada 100ml de base utilize de 11 a 66 gotas de óleo essencial);
![]()
Óleo para rosto:
01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;
![]()
Óleo para cabelos:
em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
#DicaDivina®: os óleos essenciais são 100% puros e concentrados. Então busque sempre usá-los em baixa dosagem.
vem de SAC:
A Divina Fórmula® não se responsabiliza pelo uso indevido dos óleos essenciais, mas se tiver qualquer dúvida, é só chamar pelo nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)!
- 11 4305-0094
- contato@divinaformula.com