Fórmula molecular:
C8H9NO2
DCB/DCI:
06827/103-90-2
Denominação botânica:
N/A
Propriedades:
O paracetamol tem algumas funções, entre elas está a ação antitérmica, analgésica e com um nível baixo de anti-inflamatória levando em vista os demais fármacos especializados para desempenhar essa função.
Aplicações:
Indicações:
Esse fármaco é indicado para adultos com o intuito de aliviar dores leves a medianas e baixar a temperaturas elevadas causadas por diferentes enfermidades entre elas estão os resfriados, dores de cabeça, dor de dente e dores de garganta. O paracetamol libera substâncias que fazem abaixar a temperatura corpórea e causa alívio das dores e desconfortos.
Posologia:
Em adultos a dose recomendada é de 650 aa 100mg a cada 4 horas
Via de administração:
Os comprimidos devem ser administrados por via oral, apresentando a forma de comprimido e comprimido efervescente e líquido.
Reações adversas:
É bastante comum ter intoxicação ao ingerir em doses altas do ativo, pacientes com vício em tabagismo tem a probabilidade elevada de reagir ao medicamento de forma negativa.
Ingerir o fármaco em jejum onde o organismo se encontra com falta de glicose no sangue pode aumentar a toxicidade do paracetamol.
caso de reações adversas pare o uso de medicamento.
Interações medicamentosas:
Não é recomendado o uso do Paracetamol, com anticoagulantes, por exemplo Varfarina.
Referências Bibliográficas:
AS CONSEQUÊNCIAS NO CONSUMO INDISCRIMINADO DO PARACETAMOL E ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA À PROMOÇÃO AO USO RACIONAL:.disponivel em: acesso em:.28.ago.2021
<https://oswaldocruz.br/revista_academica/content/pdf/Edicao_06_Ariane_vieira.pdf>
Paracetamol:.dispoivel em:.acesso em: 30.ago.2021<https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/setembro/17/Paracetamol.pdf>