Alopurinol

Fórmula molecular:

C5H4N4O

DCB/DCI:

00585

Denominação botânica:

N.A.

Propriedades:

Alopurinol tem propriedades redutoras da biossíntese de ácido úrico a partir da hipoxantina, diminui as concentrações do ácido úrico no soro e na urina e impede ou diminui a deposição de urato e, com isso, a ocorrência ou progressão da artrite gotosa e nefropatia por urato.

APLICAÇÕES

Indicações:

É utilizado no tratamento de gota tofácea crônica, profilaxia e tratamento de hiperuricemia, profilaxia e tratamento de nefropatia por ácido úrico, profilaxia de cálculos renais de ácido úrico e de oxalato de cálcio.

Posologia:

100 a 200mg/dia.

Via de administração:

Via oral.

Reações adversas:

Erupção cutânea esfoliativa eritematosa, prurido, febre, disfunção hepática e renal; catarata; náusea, vômito, diarreia, mal-estar abdominal, sonolência, cefaleia, alterações do paladar; hepatotoxicidade; agranulocitose, anemia, anemia aplástica, depressão da medula óssea, leucopenia, pancitopenia e trombocitopenia.

Interações medicamentosas:

Pode inibir a biotransformação enzimática de anticoagulantes cumarínicos ou indandiônicos, e também pode inibir a secreção tubular renal de clorpropamida, doses altas (600mg/dia) podem diminuir a depuração de teofilina.

Referências bibliográficas:

Alopurinol. Lepuge. http://www.lepuge.com.br/Arquivos/Produto/ALLOPURINOL-literatura.pdf> Acesso em 29 de Setembro de 2021