Anlodipino

Fórmula molecular:

C20H25CIN2O5, C6H6O3S

DCB/DCI:

00805

Denominação botânica:

N.A.

Propriedades:

Apresenta efeito vasodilatador arterial periférico que diminui a resistência vascular periférica e a pressão sanguínea, e também possui efeito bloqueador dos canais de cálcio diidropiridínicos, cuja ação é a inibição seletiva do influxo transmembrânico dos íons cálcio nas membranas do músculo cardíaco e vasculares lisos.

APLICAÇÕES

Indicações:

É indicado no tratamento da hipertensão arterial, pode ser prescrita como tratamento unitário ou como droga única ou em associação com agentes anti-hipertensivos. No tratamento da isquemia miocárdica devido à obstrução fixa ou vasoespasmo coronária. Infarto agudo do miocárdio e antiarrítmicos.

Posologia:

5mg 1x ao dia.

Via de administração:

Via oral.

Reações adversas:

Alopecia, vertigem, palpitação, câimbras musculares, dor abdominal, edema periférico, bradicardia, cefaléia, fadiga, náuseas, rubor, dermatite ou edema.

Interações medicamentosas:

Uso concomitante com AINE, especialmente a indometacina, pois ocorre a redução do efeito anti-hipertensivo da Anlodipina; com os estrógenos pode aumentar a pressão arterial, com lítio resulta em náusea, vômito, diarréia, tremores; e com simpatomiméticos há redução da eficácia da Anlodipina.

Referências bibliográficas:

Anlodipino.Purifarma. http://www.purifarma.com.br/Arquivos/Produto/ANLODIPINA-BESILATO-literatura.pdf Acesso em 30 de Setembro de 2021