Copaíba

  • por

descrição

O óleo essencial de copaíba (também chamado de óleo-resina) é extraído da espécie Copaifera officinalis, planta originária da América Latina. A copaíbeira é uma árvore com mais de 25 metros de altura, que tem em sua casca, folhas e galhos o cheiro característico do óleo.

Podemos dizer que a copaíba é uma planta brasileira, porque você vai encontrá-la na nossa querida Amazônia. Aliás, os povos indígenas utilizam as propriedades curativas dessa planta há muito tempo. Graças a sua ação terapêutica, nada mais justo, então, que chamar a copaíba pelo seu apelido carinhoso de “antibiótico da mata”.

Este óleo é 100% puro, ou seja, é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.

Nome científico

Copaifera officinalis

Parte utilizada da planta

Tronco da árvore.

É especialmente na sua casca que se encontram as poderosas substâncias terapêuticas da planta. Assim, a óleo-resina é distribuído no lenho da árvore em canais verticais bem finos e se acumula em pequenas bolsas em seu tronco. A Copaíba usa este óleo como uma defesa contra seus inimigos naturais, como, por exemplo, os cupins.

Tipo de Extração

Assim como na maioria dos óleos essenciais, o tipo de extração é pela destilação a vapor. Ficou tipo: “Oi?”. É fácil: consiste em submeter as flores da lavanda à ação do vapor d'água e, assim, o óleo com as substâncias terapêuticas da planta vai se soltando. O que chega até a sua casa é nada mais, nada menos que o essencial (pegou a referência? :D). Não é mágica, é destilação.

Sua utilização é tida como um dom pelos povos indígenas do nosso país. Há registros do seu uso desde o século XVI, quando Cabral e sua turma chegaram na “Terra brasilis”.  Os índios o utilizavam principalmente como cicatrizante e no umbigo de recém-nascidos para evitar o mal-dos-setes-dias (Tétano Neonatal). Além disso, os guerreiros indígenas, quando voltavam de suas lutas, untavam o corpo com o óleo de copaíba e se deitavam sobre esteiras suspensas e aquecidas para curar eventuais ferimentos.

O nome copaíba vem do tupi “Kupa’iwa” e significa “árvore de depósito”, em alusão ao óleo medicinal que dela é extraído. É fake quem diz que copaíba é só uma planta, o fato é que pouco a pouco os poderosos poderes terapêuticos da copaíba foram sendo conhecidos pela ciência.

Tá achando que é brincadeira? Foi demonstrado em alguns estudos que o óleo de copaíba é mais potente que alguns medicamentos anti-inflamatórios sintéticos.

Dá uma olhadinha:
Uma coisa importante é que os óleos essenciais são sensíveis à radiação ultravioleta (UV) que vem da luz do Sol. Então, para preservar todas as propriedades terapêuticas da copaíba, guarde o frasco em uma caixinha ambiente longe da exposição da luz. Você pode também deixá-la na geladeira para melhorar a preservação.

Se liga nas propriedades incríveis deste óleo:

  • Dá força, imunidade e energia que só um tônico da amazônia poderia oferecer;

  • Traz vitalidade aos seus cabelos, dando-lhes brilho e nutrição;

  • Ajuda a cicatrizar feridas (do corpo e da alma e fortalecendo sentimentos de segurança);

  • Deixa a pele mais macia e saudável;

  • Aumenta o fluxo sanguíneo, sendo um ótimo fixador de perfumes;

  • Promove limpeza no organismo, por meio de sua ação expectorante e desinfetante do sistema genito-urinário;

  • Ajuda almas com dificuldade de abertura para o novo e para experiências transformadoras, diluindo o excesso do estresse e ansiedade;

#DicaDivina®:
pegue um creme que você goste, coloque em um recipiente e pingue 10 gotas de óleo essencial de copaíba. Esfregue suavemente (ou ainda melhor, peça para alguém fazer uma massagem) em regiões de acúmulo de tensão do seu corpo (por exemplo, ombros e costas). Perceba o alívio e relaxamento que isso irá causar.

Bergamota; Laranja; Limão; Ho Leaf; Palmarosa. Pau-Rosa; Tangerina; Ylang Ylang;

  • Gestantes;

  • Crianças com menos de 12 anos.

Divina® recomenda:


Evite usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois volte a fazer o uso. 


Cuidado para não usar os óleos essenciais puros sobre a pele. Antes de utilizar um óleo essencial sobre a pele, mesmo que diluído, realize o teste de sensibilidade. Aplique de 1 a 2 gotas da substância na parte interna do antebraço, e espere alguns minutos. Caso ocorra qualquer processo de sensibilização ou vermelhidão, lave a região em água corrente e suspenda o uso do produto.



Não deixe o óleo essencial em um lugar de fácil acesso para as crianças, porque elas podem fazer uso indevido da substância (sabe como é, né?).

Você pode usar o óleo essencial de copaíba de várias formas: com óleo vegetal (só não use o óleo mineral e seus derivados, porque eles prejudicam a absorção dos óleos essenciais); argila medicinal; creme base neutro; gel de aloe vera; aromatizador pessoal e/ou difusor de aromas para o ambiente.

Se liga nisso: a OMS desaconselha o uso de óleos essenciais via oral, porque quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Como nesse tipo de administração os óleos podem promover efeitos adversos.

Vem ver as doses:

Aromatizador:
de 6 a 15 gotas em difusor de ambiente. De 1 a 2 gotas em colar aromatizador pessoal. De 3% a 5% em solução para borrifador (para cada 100ml de base, utilize de 66 a 120 gotas de óleo essencial);


Banhos:
dilua de 6 a 20 gotas de óleo essencial em um copo com sabão líquido neutro, mel, óleo vegetal, vinagre orgânico de maçã ou shampoo. Misture e adicione na banheira;


Escalda-pés:
use de 3 a 12 gotas na água, utilizando do mesmo processo de diluição em carreador, caso algum óleo possua ativos cáusticos.



Compressa:
05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;


Inalação:
02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);



Massagem:
04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal; de 3% a 5% de diluição;


Cosmético:
de 0,5% até 3% de diluição em base creme, gel ou óleo vegetal (Para cada 100ml de base utilize de 11 a 66 gotas de óleo essencial);



Óleo para rosto:
01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;



Óleo para cabelos:
em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;


#DicaDivina
®: os óleos essenciais são 100% puros e concentrados. Então busque sempre usá-los em baixa dosagem.

vem de SAC:

A Divina Fórmula® não se responsabiliza pelo uso indevido dos óleos essenciais, mas se tiver qualquer dúvida, é só chamar pelo nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)!