Eucalipto Globulos

  • por

descrição

O eucalipto é uma árvore que encanta por sua suntuosidade. Atualmente, o eucalipto mais alto do mundo possui 99,6 metros de altura. É apelidado de Centurion, e cresce no sul da Tasmânia. Esse esplendor físico se reflete também no seu significado terapêutico. 

Uma das mais icônicas das mais de 600 espécies de eucalipto é o Eucalyptus globulus, espécie nativa da Tasmânia e da Austrália – daí seus apelidos carinhos: “gomífera azul da Tasmânia” e “árvore da febre da Austrália”. Atualmente é também é distribuída em vários locais do mundo. O eucalipto globulus foi a primeira espécie de eucalipto que chegou às nossas terras tupiniquins.

Este óleo é 100% puro, ou seja, é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.

Nome científico

Eucalyptus globulus

Parte utilizada da planta

Folhas adultas.

As folhas do eucalipto são grandes, medindo de 15-35 cm. Essas partes desse imponente vegetal contém as chamadas glândulas oleíferas que, armazenam o óleo essencial produzido pela planta.

Tipo de Extração

Assim como na maioria dos óleos essenciais, o tipo de extração é pela destilação a vapor. Ficou tipo: “Oi?”. É fácil: consiste em submeter as flores da lavanda à ação do vapor d'água e, assim, o óleo com as substâncias terapêuticas da planta vai se soltando. O que chega até a sua casa é nada mais, nada menos que o essencial (pegou a referência? :D). Não é mágica, é destilação.

O eucalipto é famoso pela velocidade de seu crescimento e entendemos melhor isso na etimologia do nome: “Eucalyptus” deriva da palavra grega “eu” que significa “bem” e “kalyptus” que quer dizer “cubro”, em menção ao seu crescimento veloz.

Bem antes de ser utilizado na medicina, o Eucalipto por ser uma madeira porosa, foi muito usado para drenar regiões pantanosas. Porque seu rápido crescimento através do uso de uma grande quantidade de água, faz com que o eucalipto seja capaz de converter rapidamente um pântano em terra arável. Além disso, a força e resistência desta árvore fizeram da madeira do eucalipto uma das principais matérias-primas para fabricar a quilha dos navios (a “espinha dorsal” das embarcações, para você que não é da área náutica).

O óleo essencial foi destilado pela primeira vez na Austrália em 1788, pelo cirurgião Dr. John White, e foi o explorador e botânico Barão Ferdinand von Muller quem percebeu, no século XIX, que o óleo do eucalipto tinha propriedades medicinais que iam muito além da fragrância deliciosa…

Dá uma olhadinha:
Uma coisa importante é que os óleos essenciais são sensíveis à radiação ultravioleta (UV) que vem da luz do Sol. Então, para preservar todas as propriedades terapêuticas da copaíba, guarde o frasco em uma caixinha ambiente longe da exposição da luz. Você pode também deixá-la na geladeira para melhorar a preservação.

A espécie do eucalipto globulos é hoje uma das árvores mais cultivadas em florestas de produção, principalmente para fabricação de pasta de papel e para carvão. E as propriedades do óleo essencial dessa planta são sensacionais.

Se liga nas propriedades incríveis deste óleo:

  • Antisséptico;

  • Antiviral, indicado para combater o vírus que causa herpes labial;

  • Anti-infeccioso;

  • Analgésico para dores musculares e reumáticas;

  • É um poderoso tônico natural para o sistema respiratório, tendo efeito expectorante usado para tratar tosses, resfriados, asma, bronquite;

  • Estimulante da circulação que nutre o corpo através da oxigenação;

  • Indicado para perfumar o ambiente e para eliminar o chulé nos pés (é sério!);

  • Refresca e acalma, propiciando uma maior conexão interior;

  • Auxilia na dificuldade de expressão;

  • Energeticamente o eucalipto auxilia na dissolução da melancolia e tristeza profunda.

#DicaDivina®:
Usar óleo de eucalipto no banho de chuveiro é a maneira mais fácil de criar uma inalação de vapor em casa. Para fazer isso, você adicionaria duas a três gotas do óleo essencial em um pano úmido. Quando a água quente do chuveiro aquece o pano, o óleo vaporizado é liberado. O ritual do banho diário ganha um gosto especial com esse pequeno cuidado.

Benjoin, Capim-Limão, Coriandro, Junípero, Lavanda, Limão, Melissa, Pinho, Tomilho.

  • Gestantes;

  • Crianças com menos de 2 meses.

Divina® recomenda:


Evite usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois volte a fazer o uso. 


Cuidado para não usar os óleos essenciais puros sobre a pele. Antes de utilizar um óleo essencial sobre a pele, mesmo que diluído, realize o teste de sensibilidade. Aplique de 1 a 2 gotas da substância na parte interna do antebraço, e espere alguns minutos. Caso ocorra qualquer processo de sensibilização ou vermelhidão, lave a região em água corrente e suspenda o uso do produto.



Não deixe o óleo essencial em um lugar de fácil acesso para as crianças, porque elas podem fazer uso indevido da substância (sabe como é, né?).

Você pode usar o óleo essencial de eucalipto globulos de várias formas: com óleo vegetal (só não use o óleo mineral e seus derivados, porque eles prejudicam a absorção dos óleos essenciais); argila medicinal; creme base neutro; gel de aloe vera; aromatizador pessoal e/ou difusor de aromas para o ambiente.

Se liga nisso: a OMS desaconselha o uso de óleos essenciais via oral, porque quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Como nesse tipo de administração os óleos podem promover efeitos adversos.

Vem ver as doses:

Aromatizador:
de 6 a 15 gotas em difusor de ambiente. De 1 a 2 gotas em colar aromatizador pessoal. De 3% a 5% em solução para borrifador (para cada 100ml de base, utilize de 66 a 120 gotas de óleo essencial);


Banhos:
dilua de 6 a 20 gotas de óleo essencial em um copo com sabão líquido neutro, mel, óleo vegetal, vinagre orgânico de maçã ou shampoo. Misture e adicione na banheira;


Escalda-pés:
use de 3 a 12 gotas na água, utilizando do mesmo processo de diluição em carreador, caso algum óleo possua ativos cáusticos.



Compressa:
05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;


Inalação:
02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);



Massagem:
04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal; de 3% a 5% de diluição;


Cosmético:
de 0,5% até 3% de diluição em base creme, gel ou óleo vegetal (Para cada 100ml de base utilize de 11 a 66 gotas de óleo essencial);



Óleo para rosto:
01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;



Óleo para cabelos:
em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;


#DicaDivina
®: os óleos essenciais são 100% puros e concentrados. Então busque sempre usá-los em baixa dosagem.

vem de SAC:

A Divina Fórmula® não se responsabiliza pelo uso indevido dos óleos essenciais, mas se tiver qualquer dúvida, é só chamar pelo nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)!