descrição
A laranja é a fruta cítrica que conquistou o mundo por seu sabor. Com suas raízes na Ásia, mais especificamente Índia e China, hoje a produção mundial de laranja conta com o Brasil como um dos seus grandes expoentes. Talvez você não saiba, mas há mais de 500 espécies de laranjas catalogadas e a laranja doce é uma das preferidas para a produção de óleos essenciais, devido aos seus incríveis potenciais terapêuticos. O Brasil é campeão mundial na produção deste óleo essencial.
A origem dessa fruta remonta a um passado distante: a Grécia Antiga. Por meio das Cruzadas, a laranja começou a circular nos mercados e feiras da Europa. Com as grandes navegações, a saborosa fruta chegou também à América. A fruta chegou até a Europa por meio das cruzadas, e na Califórnia através de missionários. Uma coisa é certa: A Laranja fez o homem carregá-la em todas às viagens pelos continentes.
Este óleo é 100% puro, ou seja, é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.
Nome científico
Citrus sinensis
Parte utilizada da planta
Casca das laranjas.
Para você entender o trabalho que dá para extrair o óleo essencial de laranja doce, são necessários aproximadamente 100 kg de casca provenientes da fruta madura para produzir ½ kg de óleo essencial da substância. Agora, você já parou para pensar na quantidade que é necessária para ter esse peso todo de casca de laranja? Haja suco!
Tipo de Extração
O óleo essencial de laranja doce é extraído da casca das frutas da árvore da espécie Citrus sinensis por meio da prensagem a frio. Diferente da maioria dos óleos essenciais (que são obtidos pela destilação a vapor), o de laranja doce é obtido pelo esmagamento da casca da fruta sem a aplicação de calor. Por serem extraídos a frio e sem refino químico, os óleos da laranja doce preservam os nutrientes, a cor, aroma e sabor característicos da fruta.
Apesar da origem da laranja sem milenar, as propriedades do óleo essencial da fruta só começaram a ser estudadas no final do século XVII, uma vez que a fruta, importada da Ásia em uma época que não havia avião, era raríssima e muito cara. Mas depois que os estudos das propriedades começaram, os pesquisadores ficaram espantados com tamanhos benefícios em uma só fruta.
Além de seu efeito popularmente conhecido de melhora do sistema imunológico (quem nunca foi orientado pela avó a tomar um suco de laranja para prevenir resfriado?), o óleo essencial de laranja doce é um excelente estimulante (por conta do néroli, uma substância presente na casca da laranja), dando alegria em momentos de desânimo diante da vida.
Mas, calma, porque o melhor está por vir…
O limoneno, uma substância encontrada no óleo essencial de laranja doce, pode ajudar a inibir o crescimento e promover a morte de células cancerígenas do intestino. Além disso, essa substância pode inibir o crescimento de linhas celulares de câncer de pulmão e próstata.
Dá uma olhadinha:
Uma coisa importante é que os óleos essenciais são sensíveis à radiação ultravioleta (UV) que vem da luz do Sol. Então, para preservar todas as propriedades terapêuticas da copaíba, guarde o frasco em uma caixinha ambiente longe da exposição da luz. Você pode também deixá-la na geladeira para melhorar a preservação.
Se liga nas propriedades incríveis deste óleo:
Seus efeitos diuréticos ajudam a eliminar retenção hídrica (perda de peso).
Limpa o sistema digestivo, auxiliando em casos de diarreia, gases ou prisão de ventre;
Efeitos antisséptico que limpa a pele, diminuindo a oleosidade e caspa;
Anti-infeccioso, inibindo bactérias que são potenciais causas de doenças;
Efeito ansiolítico uma vez que pode reduzir os níveis de hormônio do estresse (cortisol);
Possui poder sedativo e calmante suave, combatendo a insônia, estresse e agitação;
Dissipa a negatividade, despertando a alegria e o entusiasmo pela vida;
Energeticamente purifica vibrações emocionais altamente carregadas (não à toa, é um óleo indicado para curar fortes traumas que podem até mesmo gerar uma condição chamada de transtorno de estresse pós-traumático);
Estimulando o fluxo energético, ativando a criatividade, comunicação, trazendo clareza mental, discernimento e bem-estar.
#DicaDivina®:
Depois de um dia cansativo, pingue 3 a 5 gotas de óleo essencial de laranja doce em um recipiente com água quente. Cubra a cabeça com uma toalha e feche os olhos enquanto inala o vapor. Sinta o bem-estar e aproveite o seu momento.
Angélica, Canela, Coriandro, Cravo-da-Índia, Cipreste, Gerânio, Jasmim, Junípero, Lavanda, Néroli, Noz-Moscada, Olíbano, Petitgrain, Rosa, Pau-Rosa.
Gestantes;
Crianças com menos de 12 anos.
Divina® recomenda:
Evite usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois volte a fazer o uso.
Cuidado para não usar os óleos essenciais puros sobre a pele. Antes de utilizar um óleo essencial sobre a pele, mesmo que diluído, realize o teste de sensibilidade. Aplique de 1 a 2 gotas da substância na parte interna do antebraço, e espere alguns minutos. Caso ocorra qualquer processo de sensibilização ou vermelhidão, lave a região em água corrente e suspenda o uso do produto.
Não deixe o óleo essencial em um lugar de fácil acesso para as crianças, porque elas podem fazer uso indevido da substância (sabe como é, né?).
Você pode usar o óleo essencial de laranja doce de várias formas: com óleo vegetal (só não use o óleo mineral e seus derivados, porque eles prejudicam a absorção dos óleos essenciais); argila medicinal; creme base neutro; gel de aloe vera; aromatizador pessoal e/ou difusor de aromas para o ambiente.
Se liga nisso: a OMS desaconselha o uso de óleos essenciais via oral, porque quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Como nesse tipo de administração os óleos podem promover efeitos adversos.
Vem ver as doses:
Aromatizador:
de 6 a 15 gotas em difusor de ambiente. De 1 a 2 gotas em colar aromatizador pessoal. De 3% a 5% em solução para borrifador (para cada 100ml de base, utilize de 66 a 120 gotas de óleo essencial);
Banhos:
dilua de 20 gotas de óleo essencial em um copo com sabão líquido neutro, mel, óleo vegetal, vinagre orgânico de maçã ou shampoo. Misture e adicione na banheira;
Escalda-pés:
use de 3 a 12 gotas na água, utilizando do mesmo processo de diluição em carreador, caso algum óleo possua ativos cáusticos.
Compressa:
05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
Inalação:
02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
Massagem:
04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal; de 3% a 5% de diluição;
Cosmético:
de 0,5% até 3% de diluição em base creme, gel ou óleo vegetal (Para cada 100ml de base utilize de 11 a 66 gotas de óleo essencial);
Óleo para rosto:
01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;
Óleo para cabelos:
em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
#DicaDivina®: os óleos essenciais são 100% puros e concentrados. Então busque sempre usá-los em baixa dosagem.
vem de SAC:
A Divina Fórmula® não se responsabiliza pelo uso indevido dos óleos essenciais, mas se tiver qualquer dúvida, é só chamar pelo nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)!
- 11 4305-0094
- contato@divinaformula.com