descrição
A lavanda representa o vegetal aromático mais icônico de todo o planeta! Trata-se de um arbusto pequeno e florido, a planta faz parte da família das Lamiaceaes. Existem cerca de vinte variedades diferentes de lavandas. A popularidade da flor vem de sua ampla utilização para fins ornamentais e cosméticos e até mesmo alimentícios.
Com o nosso óleo essencial de lavanda, você traz para sua casa, carro e para onde quiser lindos e cheirosos campos de lavanda, que agradam pelo incrível perfume e trazem paz para a alma com sua beleza magnífica. Tudo de bom!
Este óleo é 100% puro, ou seja, é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.
Nome científico
Lavandula officinalis
Parte utilizada da planta
Flores da lavanda.
Os botões da flor são colhidos para processamento quando em plena floração. No entanto, como as flores são sensíveis a oscilações do solo, temperatura e até mesmo incidência solar, podem existir variações nos aromas, mas com a certeza de que sempre serão agradáveis ao olfato de quem sente.
Tipo de Extração
Assim como na maioria dos óleos essenciais, o tipo de extração é pela destilação a vapor. Ficou tipo: “Oi?”. É fácil: consiste em submeter as flores da lavanda à ação do vapor d'água e, assim, o óleo com as substâncias terapêuticas da planta vai se soltando. O que chega até a sua casa é nada mais, nada menos que o essencial (pegou a referência? :D). Não é mágica, é destilação.
A história nos mostra que o uso dessa fantástica flor remonta há mais de 2500 anos! Desde essa época, era usada pelo seu aroma suave, delicado e agradável. Com os gregos e romanos, a lavanda começou a ocupar o patamar elevado de uma erva sagrada capaz de “lavar” a alma daqueles que a utilizassem. Daí seu nome que vem do latim lavare, que significa literalmente lavar.
A partir dos romanos, o óleo de lavanda começou a ser utilizado nos famosos banhos para perfumar o ambiente e também como antisséptico para limpar o corpo. Rapidamente, o uso da lavanda se espalhou pela Europa medieval para as mais diversas funções: desde como um poderoso inseticida colocado nas gavetas de roupas para evitar mofo e animais indesejados, até para tratar transtornos da mente.
Hoje é um dos óleos essenciais mais conhecidos na Aromaterapia por conta das suas propriedades terapêuticas estudadas.
Dá uma olhadinha:
Uma coisa importante é que os óleos essenciais são sensíveis à radiação ultravioleta (UV) que vem da luz do Sol. Então, para preservar todas as propriedades terapêuticas da copaíba, guarde o frasco em uma caixinha ambiente longe da exposição da luz. Você pode também deixá-la na geladeira para melhorar a preservação.
Se liga nas propriedades incríveis deste óleo:
Promove o equilíbrio entre corpo, mente e espírito;
Relaxante e calmante para ansiedade, estresse e insônia;
Propriedades antidepressivas, trazendo luz em momentos de escuridão;
Cicatrizante para queimaduras, feridas, picada de insetos, acne e problemas de pele em geral;
Analgésico poderoso para dores musculares, articulares e de cabeça;
Antifúngico e bactericida.
Coadjuvante no tratamento de queda de cabelo.
Aliviar sintomas de problemas respiratório;
Traz calma e tranquilidade indescritíveis, promovendo a paz propiciada pelo equilíbrio do corpo;
Equilibra sensações, emoções e pensamentos negativos (por exemplo: raiva, medo, insegurança, frustrações, etc).
#DicaDivina®:
experimente pingar 2 gotas do óleo essencial de lavanda no seu travesseiro antes se deitar para dormir. O aroma relaxante vai fazer você ter uma noite pra lá de restauradora.
Alecrim, Bergamota, Camomila, Citrolinea, Laranja, Limão, Noz Moscada, Sálvia, Gerânio, Patchouli.
Gestantes (pode causar relaxamento no útero, causando problemas para a gravidez);
Obs: por ser um dos óleos essenciais mais suaves, pode ser usado até mesmo em recém-nascidos.
Divina® recomenda:
Evite usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois volte a fazer o uso.
Cuidado para não usar os óleos essenciais puros sobre a pele. Antes de utilizar um óleo essencial sobre a pele, mesmo que diluído, realize o teste de sensibilidade. Aplique de 1 a 2 gotas da substância na parte interna do antebraço, e espere alguns minutos. Caso ocorra qualquer processo de sensibilização ou vermelhidão, lave a região em água corrente e suspenda o uso do produto.
Não deixe o óleo essencial em um lugar de fácil acesso para as crianças, porque elas podem fazer uso indevido da substância (sabe como é, né?).
Você pode usar o óleo essencial de lavanda de várias formas: com óleo vegetal (só não use o óleo mineral e seus derivados, porque eles prejudicam a absorção dos óleos essenciais); argila medicinal; creme base neutro; gel de aloe vera; aromatizador pessoal e/ou difusor de aromas para o ambiente.
Se liga nisso: a OMS desaconselha o uso de óleos essenciais via oral, porque quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Como nesse tipo de administração os óleos podem promover efeitos adversos.
Vem ver as doses:
Aromatizador:
de 6 a 15 gotas em difusor de ambiente. De 1 a 2 gotas em colar aromatizador pessoal. De 3% a 5% em solução para borrifador (para cada 100ml de base, utilize de 66 a 120 gotas de óleo essencial);
Banhos:
dilua de 6 a 12 gotas de óleo essencial em um copo com sabão líquido neutro, mel, óleo vegetal, vinagre orgânico de maçã ou shampoo. Misture e adicione na banheira;
Escalda-pés:
use de 3 a 12 gotas na água, utilizando do mesmo processo de diluição em carreador, caso algum óleo possua ativos cáusticos.
Compressa:
05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
Inalação:
02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
Massagem:
04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal; de 3% a 5% de diluição;
Cosmético:
de 0,5% até 3% de diluição em base creme, gel ou óleo vegetal (Para cada 100ml de base utilize de 11 a 66 gotas de óleo essencial);
Óleo para rosto:
01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;
Óleo para cabelos:
em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
#DicaDivina®: os óleos essenciais são 100% puros e concentrados. Então busque sempre usá-los em baixa dosagem.
vem de SAC:
A Divina Fórmula® não se responsabiliza pelo uso indevido dos óleos essenciais, mas se tiver qualquer dúvida, é só chamar pelo nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)!
- 11 4305-0094
- contato@divinaformula.com