descrição
O limão siciliano é um fruto belíssimo cuja função vai muito além de fazer uma limonada! Os frutos do Citrus limon, popularmente conhecidos como limão siciliano, são diferentes do limão taiti, o mais comum comercializado aqui no Brasil. O limão siciliano guarda particularidades não só nas propriedades de seu óleo essencial, mas também no sabor mais doce e em sua aparência, que é oval, tem um tamanho grande, casca grossa, coloração amarelada viva quando maduros.
O limão, assim como as outras frutas cítricas, foram trazidas da Ásia para a Europa sobretudo na época das Cruzadas e foram sendo introduzidas no Brasil, graças a Cabral e a sua turma no século XVI.
Este óleo é 100% puro, ou seja, é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.
Nome científico
Citrus limon
Parte utilizada da planta
Casca do limão siciliano.
Como as cascas do limão siciliano são mais grossas que as da laranja doce, por exemplo, é possível extrair mais óleo por kg de casca. É como dizem: me dê um limão que faço uma limonada; nos dê a casca do limão siciliano e nós fazemos óleo essencial!
Tipo de Extração
O óleo essencial de limão siciliano é extraído da casca das frutas da árvore da espécie Citrus limon por meio da prensagem a frio. Diferente da maioria dos óleos essenciais (que são obtidos pela destilação a vapor), o de limão siciliano é obtido pelo esmagamento da casca da fruta sem a aplicação de calor. Por serem extraídos a frio e sem refino químico, os óleos do limão siciliano preservam os nutrientes, a cor, aroma e sabor característicos da fruta.
O limão siciliano é conhecido há milênios por ser uma fruta com capacidade curativa. Desde a época dos Gregos e Romanos, a fruta já fazia parte de alguns pomares. O limão foi usado ao longo da história dos descobrimentos como um remédio para curar problemas como o escorbuto, doença que aparecia nos marinheiros por conta da carência de vitamina C que surgia em suas longas viagens para as “Índias” e também para a América.
O limão siciliano ficou tão caro quanto o ouro na época da pandemia da Gripe Espanhola que alastrou o mundo em 1918, uma vez que se acreditava que ela combatia a doença! Por sorte, as coisas mudaram… hoje você pode usufruir das inúmeras propriedades do limão siciliano sem pagar uma fortuna por isso.
Dá uma olhadinha:
Uma coisa importante é que os óleos essenciais são sensíveis à radiação ultravioleta (UV) que vem da luz do Sol. Então, para preservar todas as propriedades terapêuticas da copaíba, guarde o frasco em uma caixinha ambiente longe da exposição da luz. Você pode também deixá-la na geladeira para melhorar a preservação.
Se liga nas propriedades incríveis deste óleo:
Poderoso diurético, que ajuda a emagrecer (por retirar o acúmulo de líquidos), reduzir o colesterol e tem um efeito detox no organismo;
Digestivo poderoso, melhorando sintomas como azia, acidez do estômago e enjoos;
Forte efeito antioxidante que combate o envelhecimento;
Antisséptico, protegendo o corpo de infecções;
Estimulante da circulação sanguínea, linfática e das vias biliares;
Indicado para auxiliar no tratamento de aterosclerose (acúmulo de gorduras nas artérias), acne, varizes, gordura no fígado, pedra nos rins e pressão alta;
Estimula o ânimo, ativando a mente e combatendo a sonolência.
#DicaDivina®:
Você pode utilizar 3 gotas de óleo essencial de limão siciliano em um difusor de tomada e inalar o perfume antes de começar seu dia. Sinta a energia e a disposição que vêm desta maravilhosa fruta cítrica!
Benjoim, Cardamomo, Camomila, Eucalipto, Erva-Doce, Olíbano, Gengibre, Junípero, Lavanda, Néroli, Rosa, Sândalo, Ylang Ylang.
Gestação;
Crianças com menos de 7 anos.
Divina® recomenda:
Evite usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois volte a fazer o uso.
Cuidado para não usar os óleos essenciais puros sobre a pele. Antes de utilizar um óleo essencial sobre a pele, mesmo que diluído, realize o teste de sensibilidade. Aplique de 1 a 2 gotas da substância na parte interna do antebraço, e espere alguns minutos. Caso ocorra qualquer processo de sensibilização ou vermelhidão, lave a região em água corrente e suspenda o uso do produto.
Não deixe o óleo essencial em um lugar de fácil acesso para as crianças, porque elas podem fazer uso indevido da substância (sabe como é, né?).
Você pode usar o óleo essencial de limão siciliano de várias formas: com óleo vegetal (só não use o óleo mineral e seus derivados, porque eles prejudicam a absorção dos óleos essenciais); argila medicinal; creme base neutro; gel de aloe vera; aromatizador pessoal e/ou difusor de aromas para o ambiente.
Se liga nisso: a OMS desaconselha o uso de óleos essenciais via oral, porque quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Como nesse tipo de administração os óleos podem promover efeitos adversos.
Vem ver as doses:
Aromatizador:
de 6 a 15 gotas em difusor de ambiente. De 1 a 2 gotas em colar aromatizador pessoal. De 3% a 5% em solução para borrifador (para cada 100ml de base, utilize de 66 a 120 gotas de óleo essencial);
Banhos:
dilua de 6 a 12 gotas de óleo essencial em um copo com sabão líquido neutro, mel, óleo vegetal, vinagre orgânico de maçã ou shampoo. Misture e adicione na banheira;
Escalda-pés:
Escalda-pés, use de 3 a 12 gotas na água, utilizando do mesmo processo de diluição em carreador, caso algum óleo possua ativos cáusticos.
Compressa:
05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
Inalação:
02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
Massagem:
04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal; de 3% a 5% de diluição;
Cosmético:
de 0,5% até 3% de diluição em base creme, gel ou óleo vegetal (Para cada 100ml de base utilize de 11 a 66 gotas de óleo essencial);
Óleo para rosto:
01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;
Óleo para cabelos:
em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
#DicaDivina®: os óleos essenciais são 100% puros e concentrados. Então busque sempre usá-los em baixa dosagem.
vem de SAC:
A Divina Fórmula® não se responsabiliza pelo uso indevido dos óleos essenciais, mas se tiver qualquer dúvida, é só chamar pelo nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)!
- 11 4305-0094
- contato@divinaformula.com