descrição
Na melaleuca, também conhecida como Tea Tree, você encontra uma das substâncias mais versáteis do mundo da aromaterapia. Por meio desse óleo, você pode enriquecer desde argilas medicinais, até géis e cremes. A árvore do chá é rica em propriedades terapêuticas uma vez que possui três quimiotipos diferentes de substâncias ativas (terpinen-4-ol, 1,8-cineol e terpinoleno).
Conhecida de longa data pelos povos aborígenes da parte da Oceania, a melaleuca ganhou o mundo com o lendário navegador James Cook. Por volta de 1920, com os progressos da ciência à todo o vapor, vários benefícios do óleo essencial de Tea Tree foram catalogados, fazendo com que seu uso espalhasse ainda mais pelos 4 cantos do mundo.
Este óleo é 100% puro, ou seja, é livre de conservantes, parabenos, sulfatos, corantes, silicone e essências artificiais. Além de ser um produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.
Nome científico
Melaleuca alternifolia
Parte utilizada da planta
Folhas e ramos da árvore chá.
E melaleuca é extraído das folhas e ramos da árvore chá, que também é conhecida como Tea Tree e Melaleuca (Melaleuca alternifolia), uma planta nativa da Austrália.
Tipo de Extração
Assim como na maioria dos óleos essenciais, o tipo de extração é pela destilação a vapor. Ficou tipo: “Oi?”. É fácil: consiste em submeter as folhas melaleuca à ação do vapor d'água e, assim, o óleo com as substâncias terapêuticas da planta vai se soltando. O que chega até a sua casa é nada mais, nada menos que o essencial (pegou a referência? :D). Não é mágica, é destilação
Tea Tree é um antigo remédio do povo Bundjalung que vivia onde hoje é a Austrália. Desde tempos remotos, eles notaram que, ao espremer as folhas da planta do chá, eles obtinham uma poderosa pomada para curar problemas de pele e feridas.
Na verdade, quem batizou a planta de tea tree (árvore do chá) foi o capitão Cook e seus marujos quando essa turma pensou: que tal ferver as folhas da melaleuca para fazer um chá? E não é que a ideia foi boa?! Daí saiu uma bebida energizante e saborosa.
Pouco a pouco, com os estudos científicos, foram sendo constatadas em teoria as propriedades que já conhecidas na prática. Por exemplo, em 1930 um artigo do Medical Journal of Australia comentou sobre a sua eficácia como agente germicida do óleo essencial de melaleuca. Hoje o óleo essencial de tea tree é um dos mais estudados compostos naturais que há, alcançando o posto do antibiótico natural de maior potência que se tem conhecimento, surpreendendo por sua versatilidade e indicações de uso.
Dá uma olhadinha:
Uma coisa importante é que os óleos essenciais são sensíveis à radiação ultravioleta (UV) que vem da luz do Sol. Então, para preservar todas as propriedades terapêuticas da copaíba, guarde o frasco em uma caixinha ambiente longe da exposição da luz. Você pode também deixá-la na geladeira para melhorar a preservação.
Se liga nas propriedades incríveis deste óleo:
Potente ação antibacteriana, antiviral e antifúngica;
Promove uma limpeza no organismo, por sua função antisséptica;
Desinfeta feridas e auxilia no tratamento de problemas de pele;
Enriquece o sistema imunológico;
Indicado para tratar uma série de problemas de saúde como: piolhos, sarna, vermes intestinais, micoses, higiene bucal, aftas, abcessos, acne, bronquite, gripes, herpes simples e herpes zoster, infecções gastrointestinais
Restaura a energia pessoal e a autoconfiança;
Dissipa o estresse mental, permitindo maior clareza e segurança nos pensamentos;
Excelente para limpar o campo energético
#DicaDivina®:
depois de um dia cansativo ou em um momento que você simplesmente deseja relaxar, prepare um banho de banheira e dilua na área cerca de 15 gotas do óleo essencial de melaleuca. Essa forma de relaxamento usada pelo povo aborigene Bundjalung que se banha no lago onde caem as folhas de tea tree.
Alecrim, Canela, Cravo-da-Índia, Cipreste, Eucalipto, Gengibre, Lavanda, Limão, Mandarina, Laranja, Tomilho.
Gestação;
Crianças antes dos 2 anos de idade.
Divina® recomenda:
Evite usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois volte a fazer o uso.
Cuidado para não usar os óleos essenciais puros sobre a pele. Antes de utilizar um óleo essencial sobre a pele, mesmo que diluído, realize o teste de sensibilidade. Aplique de 1 a 2 gotas da substância na parte interna do antebraço, e espere alguns minutos. Caso ocorra qualquer processo de sensibilização ou vermelhidão, lave a região em água corrente e suspenda o uso do produto.
Não deixe o óleo essencial em um lugar de fácil acesso para as crianças, porque elas podem fazer uso indevido da substância (sabe como é, né?).
Você pode usar o óleo essencial de melaleuca de várias formas: com óleo vegetal (só não use o óleo mineral e seus derivados, porque eles prejudicam a absorção dos óleos essenciais); argila medicinal; creme base neutro; gel de aloe vera; aromatizador pessoal e/ou difusor de aromas para o ambiente.
Se liga nisso: a OMS desaconselha o uso de óleos essenciais via oral, porque quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Como nesse tipo de administração os óleos podem promover efeitos adversos.
Vem ver as doses:
Aromatizador:
de 6 a 15 gotas em difusor de ambiente. De 1 a 2 gotas em colar aromatizador pessoal. De 3% a 5% em solução para borrifador (para cada 100ml de base, utilize de 66 a 120 gotas de óleo essencial);
Banhos:
dilua de 15 a 20 gotas de óleo essencial em um copo com sabão líquido neutro, mel, óleo vegetal, vinagre orgânico de maçã ou shampoo. Misture e adicione na banheira;
Escalda-pés:
use de 3 a 12 gotas na água, utilizando do mesmo processo de diluição em carreador, caso algum óleo possua ativos cáusticos.
Compressa:
05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
Inalação:
02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
Massagem:
04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal; de 3% a 5% de diluição;
Cosmético:
de 0,5% até 3% de diluição em base creme, gel ou óleo vegetal (Para cada 100ml de base utilize de 11 a 66 gotas de óleo essencial);
Óleo para rosto:
01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;
Óleo para cabelos:
em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
#DicaDivina®: os óleos essenciais são 100% puros e concentrados. Então busque sempre usá-los em baixa dosagem.
vem de SAC:
A Divina Fórmula® não se responsabiliza pelo uso indevido dos óleos essenciais, mas se tiver qualquer dúvida, é só chamar pelo nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)!
- 11 4305-0094
- contato@divinaformula.com